Mulher virtuosa



Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias (Pr31: 10):
Quem é essa? É aquela que  foi regenerada e tem a mente de Cristo, e se esforça para viver a palavra do Senhor todos os dias.
Disse Deus: Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude, vou fazer a sua outra metade, e que tenha condições para realizar certas obras ou cargos, e que será o seu auxílio, isto é, ela o completará (GN2; 18).
A mulher foi feita de uma costela do homem que é para ela ficar do lado dele, por isso não foi tirada do osso do pé que é para não ser pisada e nem ser considerada inferior; não foi tirada das costas para não ficar para trás; nem do peitoral para não estar adiante ou na frente do homem.
Muitos pensam que ser auxiliadora, é para ser explorada. Na Bíblia “Auxiliadora” não significa explorar, pois Deus também é o nosso auxilio, e Ele é excelso, soberano, o todo Poderoso: (Sl33, 20) nossa alma espera no Senhor nosso "auxílio" e escudo.
Amar e louvar ao nosso Criador é a principal preocupação da mulher que O teme, mas esse louvor só será aceito quando cumprirmos a nossa tarefa de mulher, mãe, esposa, dona de casa, cuidando da saúde, do corpo, primeiro porque é templo do Espírito Santo nos tornando filhas Dele (1Co3; 16).
Quando há conversão queremos: obedecer, venerar, adorar, ser fiel, isto é, por em pratica o que diz a bíblia sagrada. Deixamos das coisas do mundo, de programas que passam na TV onde há enganos, baixarias, mas buscamos as coisas sagradas (Cl3, 1) ou tudo que nos edifique no dia a dia. Confiamos e dependemos unicamente no Senhor.
A mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada (Pr 31:30) por que cumprirá o que diz em  (Ef 5:22-24) Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor. Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.  Muitas mulheres não concordam com isso, querem viver fora da palavra sagrada e ainda assim querem ser valorizadas, amadas por ele, tomam decisões sem consultar seu marido, não tem coragem de perguntar se pode ou não, se agrada ou não, se é da vontade dele ou não, Mas é bem claro temos que temer ao Senhor, obedecer isto é,  ser submissa(que quer dizer sujeita, obediente, dócil, respeitosa, humilde, e não ser o contrario que é ser rebelde, indomável, desertora, autoritária) ao marido.
Ela é uma bênção para sua família e para a sociedade, é de confiança, leal, não vive de traição, trapaça, e mentira por que quer andar na verdade, não falta com as promessas que faz, não é complicada, atrapalhada, complexa, traumatizada, encrenqueira, mas é serena e agradável. Busca sabedoria, e ensina com amor. Não gasta seu tempo com fofocas, evita estar na casa dos outros evitando confusão e que venham se cansar de sua presença (Pr25, 17).
Humilha-se na presença do Senhor, reconhecendo que precisa Dele para tudo, e por isso receberá a recompensa, sendo cheia do Espírito Santo, que dará força espiritual. Pode até chorar, mas sabe que a alegria virá (Sl30, 5), pois crê no amanhã e nunca deixa que a chama do amor se apague em sua vida.
_Pode ser a coluna espiritual da família, crendo e confessando que toda a sua família servirá ao Senhor como está escrito em (Js24, 15). Ninguém a pode fazer parar, e nada consegue destruir a sua fé e esperança. Se há algo impossível ela entrega ao Todo Poderoso que tudo pode (Mc10: 27) e, declara suas orações atendidas ainda que não tenham sido (Hb11, 1-6), isto é: ainda que a família não esteja servindo e amando verdadeiramente a Deus, pela fé isso se fará e nada lhe será impossível.
_Quando está orando intercede por parentes, familiares, vizinhos, amigos.
_Perdoa sempre, (Mt18: 22). .
A viúva, a idosa, jovem, abandonada, desquitada, divorciada, qualquer uma tem: valor->em todos os sentidos, pois busca ter o caráter de Deus a dignidade;
habilidade que tem capacidade é disposta e firme para praticar o bem, ser esposa exemplar, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, guerreira, responsável; ponderada; que avalia minuciosamente tudo; prudente >cautelosa,
Está sempre pronta para estender as suas mãos aos que necessitam de algo, de um apoio, uma palavra, conselhos, etc. Não é egoísta sempre abençoa os que estão ao seu redor. Sabe dar de coração quando for preciso, mostrando assim o seu amor para com o próximo.

_As idosas>, devem viver dedicadas ao seu Criador, e não caluniadoras, nem chegadas ao vinho! Ensinam as moças que devem amar os filhos, o marido e a serem sujeitas a eles, pura a fim de que ninguém fale mal da sagrada escritura que é o nosso manual, pela qual somos transformadas, por isso deve dar exemplos, ser testemunha de Cristo (Tt2: 3-5).
_Sejam sensatas e usem roupas decentes e simples. Que seus enfeites não sejam penteados complicados, nem joias e roupas riquíssimas, mas que sejam as boas ações, (1Tm2: 9-10). Deus não nos proíbe de andarmos arrumadas, mas o que O chama a atenção é o interior a singeleza do coração, é servi-Lo com humildade, santidade (1Pe1, 14-16), e é isto que vai trazer bênçãos, paz, harmonia para dentro do lar.
Se formos impliquentas, rixosas murmuradoras a própria bíblia diz que melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher brigona, irada, que está sempre com raiva, reclamando (Pr21: 9, 19) (Pr25, 24) (Pr27,15).
Não somos perfeitas, mas devemos buscar a perfeição (Mt5, 48), e se não fizermos isso teremos problemas. Não devemos falar palavras bobas, tolas, palavrões, temos que ser graciosas no falar, pois com isso alcançaremos honra assim como os poderosos adquirem riqueza (Pr11: 16).
Devemos orar e pedir que o Espírito Santo toque em nós quando formos falar, que ponha um freio em nossa língua, e uma tranca, uma guarda em nosso lábio. E eu tenho certeza que muda, pois eu sou uma que estou  mudando.(1Pe3, 10). Devemos pedir sabedoria, conhecimento e a receberemos (Pr2, 1-7), e com isso saberemos como agir na vida de casado, e ser exemplo também fora do lar.
Solteiras, virgens e viúvas cuidem de como fazer a vontade do Senhor para ser santa, assim no corpo como no espírito (1Co7, 32).
Devemos ser sabias no agir com nossa família. A função que mais se destaca na mulher é a de ser mãe, a qual o Senhor reservou somente a ela, por isso devemos saber como criar e educar seus filhos.
Devemos saber como lidar com a vida financeira, mesmo que não temos nossa própria renda financeira, isto é nosso salário.
A mulher tem que saber lidar na cozinha e tambem investir sabiamente nas finanças; não gastando seu dinheiro com bobagens, mas investindo os seus ganhos, e se um dia o esposo faltar, ela supre as necessidades da família.
Quando somente ele trabalha para sustentar a família, ela cuida de tudo, provando que ama seu esposo, valorizando aquilo que foi comprado através do seu esforço, porque batalhou, sofreu.
Como administrar na cozinha?
>Cuidando dos alimentos, comprando o suficiente para aqueles dias para evitar que estraguem. Quando sobra comida ela inventa receitas pra reaproveitar.
>Na hora de preparar o alimento faz o necessário para que não se venha a jogar nada fora, porque isso deixará seu marido triste se souber que não tem cuidado, pondo assim parte da renda familiar fora., e terá que repor novamente aquilo que não foi cuidado, enquanto poderíamos estar investindo com outras necessidades que às vezes desejamos muito.
Mesmo que ambos trabalhem e venham a ganhar muitíssimo bem, nunca se deve desperdiçar e nem deixar estragar nada, seja o que for, tem muitos que estão necessitando, e um dia isso poderá fazer falta.
>Economiza na água, na energia elétrica, cuidando para que salas onde não tenham ninguém estejam com as luzes apagadas, pois é um desperdício, dinheiro que será gasto sem se ter usado, e ainda por cima estará ajudando assim também o nosso planeta.
>Não fica parada esperando as coisas caírem do céu e nem se escora em ninguém. Está sempre querendo progredir, avançar e conquistar. Se não dá de uma maneira tenta de outra, mas colocando tudo diante do Senhor. Algumas mulheres são muito ansiosas e por causa disso acabam dando os passos mais largos que as pernas e compram além do que está no orçamento familiar, trazendo danos financeiros. Quando trabalha fora e tem empregada deixa o roteiro do dia preparado mostrando o que ela deve fazer.
Se não tem empregada e nem experiência, ora pedindo sabedoria ao Senhor que com certeza está disposto a nos capacitar, transformando a vida e o lar. Acorda e levanta mais cedo para aprontar tudo para o dia, dando o seu melhor, fazendo com muita dedicação e capricho os deveres domésticos.
Coopera no governo da casa cuidando com carinho para que tudo ande certinho e, não come o pão da preguiça (Pr31: 27), faz tudo bem feitinho, de bom grado, com prazer,. É eficiente em todos os afazeres limpando atrás e debaixo dos móveis quando for possível removê-los. Dentro dos armários não deixa acumular vários potes e pacotes com pouca coisa, deve-se abrir novo pacote e pote de comida somente quando acabou realmente, por que isso ocupa lugar desnecessário, e mostra falta de sabedoria, cuidado ou de capricho. Tudo tem seu devido lugar, potes vazios dentro de potes vazios, bacias dentro de bacias, tudo empilhadinho poupando espaços e  para quando precisar ela saber onde está, tornando assim o lar agradável. A sabia também não deixa seus afazeres por fazer, e ir na igreja, porque isso vai trazer problemas. Pois alguém pode precisar de uma roupa que não foi lavada, de uma louça que está suja na pia podendo com isso provocar brigas, discussões e depois dizem que, o inimigo está com raiva, só porque está trabalhando na igreja, mas na realidade, ela abriu uma brecha para ele atuar, pois uma casa desarrumada traz complicação, e é chato se de repente chega alguma visita inesperada. Ainda que o marido não reclame, mas tenha certeza que ele observa e vai ficando dentro do coração, vai acumulando e um dia ele vai reclamar, e poderemos não gostar. Devemos ser muito cautelosas, cuidar minuciosamente de todos os detalhes.
Deus nos abençoe e nos faça mulheres sábias em; como governar uma casa, uma família, uma vida financeira, um casamento. Ore sempre pedindo ajuda para cada mínimo detalhe que aparece no dia a dia, peça sabedoria, tenho certeza de que se realmente quisermos, Ele nos dará (Tg1, 5-6) Não adianta ser linda, econômica e não ser carinhosa, e submissa, se achar a toda poderosa que sabe tudo, que pode tudo, que é melhor que o marido.
Como também não adianta ser submissa, carinhosa, humilde, mas não cuidar das coisas, não dar valor e deixar estragar.
Tudo tem que estar ligado. Se nós não concordarmos com a santa palavra, o orgulho faz parte de nossa vida e esse orgulho é a porção de lucífer que tem em nós, mas se tivermos a genuína humildade de querer conhecer, aceitar e praticar a palavra de Deus isso é o que temos do Senhor Jesus em nós e com isso mostramos que amamos a Deus, porque quem ama obedece (Jo14,23-24) .


Nenhum comentário:

Postar um comentário