Amarás ao teu próximo

Amarás o teu próximo como a ti mesmo



Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei. (Jo13: 34-35). Quem é o meu próximo?
Jesus disse: Certo homem caiu em mãos de salteadores, e o feriram. Passou um sacerdote e um levita vendo-o não socorreram.Passou um samaritano, que cuidou os ferimentos, levou-o para ser cuidado, deu dois denários ao hospedeiro, dizendo: Cuida dele homem, e se gastares a mais eu to pagarei . Qual foi o próximo do homem? O que usou de misericórdia (Lc10: 29-37).
Muitos que se dizem cristãos, não querem se comprometer com os problemas dos outros, e isto é negar a Cristo.

Amar ao próximo inclui:

1) A nossa família> Existem pais, filhos, esposos... que ainda não entendem isso. Acham que deve se tratar com amor, só as pessoas lá fora, mas se deve fazer a mesma coisa com nossa família.
2) Todos da igreja> pois são parte de nossa família e que chamamos de irmãos porque, somos filhos de Deus. “Se alguém diz: eu amo a Deus e aborrece o seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, que vê como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus ame também seu irmão” (I João 4:20-21).
3) O nosso inimigo > faça o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós a eles. Se amardes os que vos amam, e fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam, não julgueis e não sereis julgados, não condeneis e não sereis condenados, perdoai (Lc6: 27-37).
4) Os que vos perseguem> abençoai e não amaldiçoeis, não retribua a ninguém mal por mal; não vingueis, pois a Deus pertence à vingança.
Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem (Rm12: 14-21).
A ninguém fique devendo coisa alguma, a não ser o amor (Rm13: 8-10), e assim estaremos cumprindo toda lei (Gl5: 14).
Não falem mal de ninguém (Tg4: 11).
Quando cair o teu inimigo, não te alegres (Pr24: 17), tenha misericórdia, ore intercedendo por ele.
Devemos pedir pra Deus tirar do nosso coração, todo o nosso eu, o egoísmo, o orgulho, para não machucarmos, magoarmos, entristecermos os outros com:
_ palavras duras às quais depois não tem como retirar,
_ ações, coisas que entristeçam qualquer um. Temos que nos esvaziar de nós mesmos, e pedir a Deus o amor puro e verdadeiro, igual ao que Jesus teve por nós, sem nenhum interesse.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra (Rm12: 9-10).
Quem se vê como uma pessoa certinha, precisa conhecer a Verdade (Pr30. 12), para daí sim entendermos que somos maus e ruins achando que não tem pessoas melhores do que nós, mas ao termos a misericórdia de Deus, damos o verdadeiro valor aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário