Lucas 2,25-34

Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor...

Simeão um homem temente a Deus recebe do Senhor uma revelação de que ele não morreria sem antes conhecer a Jesus Cristo o filho de Deus. E como Deus cumpre o que promete, chegou o dia dele ver o Messias, e motivado pelo Espirito Santo ele vai ao templo, e lá está Jesus e seus pais.
Simeão vê ali aquele que seria o começo do plano de Deus, para ajudar o povo de Israel ser livre das mãos do inimigo.
Só que Israel esperava um rei poderoso, que viria os libertar e ensinar  a palavra de Deus para todas as nações. Mas nasceu um menino pobre e que ainda por cima era perseguido antes mesmo de seu nascimento. Como poderia então Ele ajudar a esse povo?
E por isso então não creram (Jo1, 11), não o aceitaram e, com isso cometeram transgressão.
Só que eles não sabiam que esse menino pobre que Simeão pegou em seu colo, era um menino que veio com um propósito muito grande, que era de obedecer e fazer a vontade do seu Pai para cumprir o plano de salvação de todos no mundo.Por que por causa do pecado que já começou lá com Adão e Eva,o mundo não teria direito a salvação.
E essa transgressão do povo de Israel se tornou em riqueza para o mundo e para os gentios (Rm11, 11-12),dando assim a oportunidade de salvação para todos. Gentios são os que não são israelitas, os que não são seu povo,são o resto de todas as nações e povos.
Simeão avisa que aquele menino ali iria ser motivo de bênçãos e de contradições. Bênçãos para os que O aceitarem e crerem no que Ele veio fazer aqui, e  contradição, escândalo porque muitos não crerão nele. E isso é verdade vemos hoje em dia pessoas que não creem, não aceitam, zombam, fazem piadas sobre o nome Jesus.
Muitos também acham que não precisam de Jesus porque não tem pecado, e não precisam de perdão.
Assim como Simeão ouviu falar de Jesus e creu, Deus também da à oportunidade a todos de  ouvir falar e crer no Messias, pois em At 28,28 diz que todos ouvirão. E de fato todos tem a chance de saber sobre palavra de Deus. Isso acontece na igreja, é falada nas rádios, na televisão, ou quando alguém nos fala, nos convida, fala que Jesus pode curar abençoar, libertar, tudo isso é um motivo de falar de Jesus. O Senhor da à oportunidade a todos de ouvir falarem de Jesus para quando chegar o grande dia do julgamento ninguém possa dizer que não ouviu e que não sabia. E isso por que Ele quer que todos se salvem.
Jesus é a luz para alumiar os que estão em trevas e na sombra da morte, para dirigir os passos no caminho da paz. Jesus é luz, isto é Ele clareia nosso entendimento, faz-nos ver o que realmente é certo, nos tirando assim das trevas, do pecado, livrando da sombra da morte, nos dando assim a oportunidade de ter vida eterna (Lc1, 79).
Quem O segue não anda em trevas e tem a luz da vida. Como seguir a Deus?
Lendo a bíblia, buscando as coisas do alto as coisas santas, indo à igreja, para aprender o que realmente é a verdade, é buscando-O de todo coração tendo comunhão, agradando a Deus. Se amamos realmente vamos querer agrada-lo fazer o que é da sua vontade, e deixar de fazer aquilo que O entristece. Fazer assim como fazemos por aqueles que amamos, nossa família, marido, esposas, filho, pois queremos estar do lado deles, fazer o melhor, o possível e tentando fazer o que é impossível para agradar.
Quem está com Jesus as trevas não resplandecerá, o pecado não tomará conta de nós, porque Ele vai nos ajudar a andar retamente, por caminhos certos, endireitando o nosso modo de viver. Se temos Jesus o nosso desejo será de não cair em tentação, de não nos desviarmos nem para a direita e nem para a esquerda, pediremos força para não errar mais e assim caminhar rumo à salvação. Através de Jesus seremos purificados, limpos dos pecados quando nos arrependermos e deixarmos, de tudo o que desagrada ao Senhor, e com isso ganharemos novas vestes, isto é seremos novas pessoas, limpas e, purificadas, para receber o dom gratuito de Deus que é a vida eterna e poder estar eternamente do lado de Deus (Rm6,23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário