João 14,16-18

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros...
Jesus diz que tem que ir para o Pai para poder enviar o Consolador, que é o Espírito Santo, o Espírito da verdade, aquele que nos dá o entendimento da verdade sagrada, que o mundo não pode receber porque estão com coração longe do Senhor, não creem, não o buscam, não o aceitam.
O Espírito Santo habitará e fará morada naquele que pedir (Lc 11,13), ele é um ser, pois Jesus foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria (Mt 1,18).
É através do Espírito Santo que pastores, bispos, apóstolos, evangelistas, missionários, pregadores de rua, ou seja, quem for saberão levar a palavra de Deus, pois, ele mesmo porá as palavras em suas bocas.
O Espírito nos trás revelações da vontade de Deus.
Maria a mãe de Jesus foi guiada pelo Espírito Santo para não ir pelo caminho que queria ir, pois era caminho de morte para seu filho Jesus e ela obedeceu, seguiu por outro caminho.
O Espírito Santo também nos guia por outro caminho quando estamos pecando, nos tirando do caminho do pecado que nos leva a morte, e se dermos ouvidos e obedecermos, ele nos levará para o caminho da vida eterna.
Quando temos a presença do Espírito de Deus, seremos testemunhas fiéis de Deus, seremos exemplos, sal, luz para os que estão ao nosso redor, que é a família, vizinhos amigos, Teremos coragem, ousadia para falar do amor de Deus, daquilo que Jesus fez (At 4,31) crendo que nada do que falarmos será em vão, as palavras não voltarão vazia, ela cumprirá o querer do Senhor, ainda que não aconteça na hora mais, um dia aquela palavra virá a sua memória, mesmo que leve uma semana, meses, ou anos.
É pelo Espírito que o amor de Deus é derramado em nós (Rm 5,5), aquele amor verdadeiro, porque Deus nos amou primeiro mesmo sendo pecadores, dando as costas para Ele.
Não existe amor igual a esse e, nunca haverá.
E é só com esse amor que teremos coragem de amar a quem nos entristece, ofende, segue, zomba, a amar os nossos inimigos. Amar a quem nos ama é fácil, mas amar a quem não nos ama isso é que é difícil e impossível. A nossa carne não tem força para amar, mas através do amor vindo do nosso criador conseguiremos, faremos o impossível, pois com Deus conseguiremos porque com Ele todas as coisas são possíveis.
O Espírito de Deus nos dá alegria, não a alegria do mundo que é passageira. O carnaval está chegando e muitos vão buscar alegria ali. Carnaval é a festa da carne, e ali acontecem coisas que não agradam ao Senhor, é uma festa onde acontecem muitos pecados. Esta alegria dura alguns dias e depois quando acaba a festa acabou-se a alegria, e o pior de tudo é que podem vir consequências graves, tristezas por causa de coisas que foram feitas em momentos de fraqueza espiritual, por falta de conhecimento do que é certo ou errado. Enquanto que nós temos a verdadeira alegria vinda de Jesus. Primeiro a alegria de conhecer a verdade, de entender o que é certo, pois eu vivia no pecado, eu dividia o meu Deus com imagens, santos e tantos outras coisas.
Mas também temos a alegria das bênçãos recebidas, ainda que com lutas, tristezas, mas temos vitórias, e ao nos lembrarmos delas nos alegramos e glorificamos ao nosso Deus. Enquanto muitos podem ter tristezas depois da alegria, nós temos vitórias e alegrias depois das tristezas e lutas.
O Espírito também nos lava, nos renova (Tt3, 5), e isto acontece quando pedimos que Deus nos mostre os pecados que fizemos ou fazemos, para que possamos nos arrepender e não cometer mais isso, e então vem a nossa memória todos eles, e  pedimos perdão, nos arrependemos e não cometemos mais, e assim receberemos poder, poder para abençoar aos outros, poder para resistir ao pecado, à tentação, a concupiscência da carne, dos olhos, a contaminação do mundo, as imundícias, as impurezas.
Quando estamos fracos, tristes e não temos força ou não sabemos como orar é o Espírito de Deus que vai interceder por nós, ele é quem vai ajudar a orar.
Por isso não devemos resistir ao Espírito, vamos aceitar o que ele nos mostra, mas devemos cuidar para ver se realmente é de Deus, se não é coisa de nossa cabeça. Também devemos cuidar para que o Espirito não nos deixe, não se apague, e isso acontece quando deixamos o pecado começar a fazer parte de nossas vidas, quando nos deixamos levar por coisas que não agradam ao Senhor, por isso devemos ficar atentos e pedir sempre que Ele seja conosco e assim nunca ficaremos órfãos por que Deus estará vivendo em nós.
Só quem ama verdadeiramente a Deus é que vai querer o Espírito Santo, pois sabemos que só seremos beneficiados quando ele se faz presente em nossas vidas nos guiando, conduzindo, libertando, nos ajudando a fazer a vontade do nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário